sexta-feira, 16 de março de 2012

Bimota linha 2012

        Para 2012 a italiana Bimota conhecida por seus modelos esportivos trás como destaque as linhas DB5, DB6, DB7, DB8, DB9 e DB10 além de sua top Tesi 3D.











sexta-feira, 2 de março de 2012

KTM RC8R 2012

        
       De cara a KTM RC8 R causa certa estranheza. É uma superesportiva de ângulos retos, toda facetada, meio futurista, cujas carenagens foram desenvolvidas em túnel de vento. Outra característica pouco peculiar para as esportivas de alto desempenho é a utilização de motores de dois cilindros em "V". Apesar de não usar o tradicional quatro cilindros em linha, o "V2" da RC8 R dá conta do recado e gera 170 cv de potência máxima. Com preço sugerido de R$ 69.900, suas principais qualidades estão ligadas diretamente a facilidade de pilotagem e a ergonomia. É, com certeza, a superbike mais confortável do mercado.
        A moto não oferece freios ABS, nem controle de tração, muito menos sistema que regula eletronicamente as suspensões. Mas, apesar da simplicidade, o modelo realça uma ciclística bem acertada, oferecendo extremo prazer na condução. Para ajudar neste melhor encaixe do motociclista com esta KTM, a superesportiva traz pedaleiras com o ajuste de altura. Já os pedais de freio e câmbio têm também três posições de acerto. Há ainda opção de regulagem de altura do assento (805 mm ou 825 mm). O guidão conta com ajuste de altura e de inclinação. Além disso traz um bom ângulo de esterço, bastante útil em manobras em baixa velocidade. Todos estes acertos se refletem em uma maior mobilidade do piloto sobre a moto.


         O coração desta "laranja mecânica" é praticamente o mesmo usado nas motos big-trails da marca -- linha 990 Adventure -- só com uma maior potência declarada. O motor bicilíndrico em "V", a 75°, de 1195 cm³ de capacidade, desenvolve 170 cv a 10.250 rpm de potência máxima. O torque máximo é de 12,3 kgf.m a 8000 rpm. O propulsor oferece desempenho bastante vigoroso e transmite boa dose de torque e tração principalmente nas saídas de curva. Em função de sua configuração, o motor da RC8 R gosta de trabalhar "sempre cheio", ou seja, em altos giros.


       Além disso, a moto conta com engrenagens de comando ajustáveis, ampliando a possibilidade de acertos finos. A moto não tem sistema de embreagem antitravamento, mas o modelo compensa a falta do dispositivo com um limitador de torque eletrônico, que faz com que a segunda borboleta do corpo de injeção abra um pouco mais em condições extremas evitando, assim, o travamento da roda.